2 de outubro de 2016 Kareemi 1Comment

Hoje o assunto é a timidez. Como vencer a timidez, se colocar melhor diante das pessoas, falar em público, ou até mesmo ir de encontro, se expor à pessoa que você está interessado. A timidez é uma característica que muitos a tem, para alguns é contornável, mas pra outros é um problemão! É uma “trava” pra fluir com leveza na vida profissional (dependendo da atividade que você exerce), na vida social, e especialmente na vida pessoal, porque a timidez nos bloqueia para o início de um novo relacionamento, para uma posição de liderança no trabalho, ou para uma simples paquera.

m000158863
Google imagens

Mas como vencer a timidez?
A minha resposta é: trabalhando a sua autoconfiança!

A timidez vem de uma inibição de se “apresentar”, se “expor”…e junto vem um medo de errar, fazer feio. Se expor e ainda fazer “feio”, digamos. O tímido quer que olhem pra tudo quanto é coisa, mas ele não quer aparecer… e quanto menos visto, mais confortável ele se sente.

Mas a vida pede ousadia. Algumas ocasiões pedem a famosa “cara de pau”, e quem tem autoconfiança, ousa, faz sem se preocupar se vai passar “carão”, e se passar “carão”, tá nem aí porque “cara de pau” não se importa com essas coisas… e é a “Cara de Pau” que você, que é tímido, precisa adquirir!

Se a circunstância pra vencer a timidez é no trabalho, você precisa falar em público, ou com pessoas desconhecidas, ou se colocar diante do seu chefe, quanto mais propriedade você tiver sobre o que precisa falar, mais autoconfiança você terá. Então estude, se informe, esteja “por dentro” do assunto a ser dito. E pra lidar com pessoas te olhando (e que despertam a sua timidez, mesmo sendo “mestre” no assunto que você precisa falar), eu dou uma dica de quem fez muitas palestras, pra muita gente: foque seu olhar na altura em que está a cabeça das pessoas (ou próximo) em outros pontos que não o olhar delas. Você pode olhar pra orelha delas, cabelo, pescoço, na parede atrás… enfim, mantenha seu olhar na altura delas e em outros pontos que não o olhar, porque o olhar delas pra você é que mexe com tudo… e por isso olhar em outros pontos que façam parecer q você olha para elas,  funciona!

Se a ocasião é social ou pessoal, aí você vai precisar respirar e confiar em você… lembra da “cara de pau”, use-a. Especialmente se você está afim de alguém e não consegue se aproximar… porque o “não” você já tem, se vier um sim, é lucro! Eu sei que não é simples, mas você vai precisar olhar para a sua autoconfiança e cuidar dela, ao mesmo tempo que usa a cara de pau e se permite ousar em certas circunstâncias.

Eu já fiz um vídeo sobre autoconfiança, vai ser muito útil pra você, é só buscar aqui no meu canal do YouTube, o nome dele é “Autoconfiança é tudo!”; e é, né gente?! Olha eu aqui, dando a cara pra bater!

Outra coisa fundamental que você precisa ter consciência, é de que a timidez é um boicote da sua mente pra te manter na zona de conforto que ela criou pra você. Então qualquer passo que você queira dar fora dessa “margem de segurança” que ela inventa pra fingir que você está seguro, ela vai trazer a timidez pra te suspender, entende? E a timidez é uma ferramenta poderosa, ela bloqueia você e traz sensações físicas junto como suor excessivo, rubor (né, te deixa vermelho), tremedeira… uma série de sintomas que te fazem ficar com medo de “mostrar a cara”, porque esses sintomas praticamente declaram que você está sem jeito, com vergonha… é muito boicote contra o seu passo em direção a essa quebra. Ter consciência desse boicote da mente através da timidez, é o caminho pra acabar com isso.

Mas se no seu caso qualquer uma das possibilidades de vencer a timidez que eu falei aqui estão fora de cogitação, se você percebe que os sintomas físicos da sua timidez são muito intensos e te fazem ter um mal estar, eu sugiro ajuda profissional. Um bom terapeuta, ou psicólogo, vai ter como trabalhar técnicas pra te auxiliar. O mesmo pra quem também precisa falar em público: buscar cursos de oratória, ou fazer aulas de teatro! Aliás teatro é excelente pra quem é tímido! Ajuda muito e te coloca em grupo, a ajuda é mútua, bem como treinar em grupo te dá suporte e acelera a superação contra a timidez.

Bom eu acho que falei o suficiente, já! Tudo o que queremos mudar em nossas vidas, na nossa personalidade, parte de um único ponto: de dentro de nós. O maior vilão somos nós mesmos em uma mente com mindset que nos boicota, por isso vencer a timidez depende de você buscar trabalhar a sua autoconfiança, recorrer a recursos, técnicas e ajuda profissional (se for o caso), e não permitir que a sua mente se utilize desse recurso pra te bloquear de criar a sua realidade com mais ousadia, autoridade e empoderamento. Mindset Consciente!

Eu fico por aqui, e mais uma vez agradeço a sua conexão!

As inscrições para o meu Workshop de Ginecologia Emocional, um curso 100% Online, estão abertas. Para receber todas as informações clique neste link.

Kareemi.
Porque a Vida Pode Ser Mais Leve!

ESCOLHIDO PARA VOCÊ:

Seja Vulnerável

Recomeçar do zero

O medo é o Agente da Coragem

 

Use as hashtags abaixo nas suas redes ao compartilhar os nossos conteúdos, assim mais pessoas se juntarão a nós neste Lindo Despertar!

#ViverComLeveza
#DesenvolvimentoHumano
#GinecologiaEmocional
#EstamosJuntas

One thought on “Ser tímido é um problema?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *